Curiosidades sobre Blumenau – SC

Curiosidades sobre Blumenau
Curiosidades sobre Blumenau

Vamos falar um pouco sobre Blumenau, a pequena Alemanha Brasileira, cidade Jardim e a capital da brasileira da cerveja.

Para quem não conhece, Blumenau é a terceira maior cidade de Santa Catarina, fica localizada no Vale do Itajaí com pouco mais de 300 mil habitantes, do ladinho de Jaraguá do Sul, Pomerode e Gaspar. Distante 130 km da capital Florianópolis. Apesar de fazer divisa com Gaspar, todo blumenauense jura de pé junto que, essa cidade só é mais um bairro de Blumenau.

Na cidade encontramos a Uniasselvi, universidade que todo mundo estuda, enquanto não está tomando um chopp. Ali pertinho, tem o Bar do Alemão, que é o motivo dos alunos esquecerem de chegar no horário da aula. 

Em Blumenau, quase todo mundo vai para o Parque Ramiro. Mas é bem diferente do Rio Grande do Sul, que quando uma pessoa vai ao parque fica tomando chimarrão e comendo bergamota. 

Quando chove na cidade, as pessoas não vão parque, elas vão para o Shopping Neumarkt, que reúne basicamente pessoas para não comprar nada. Ainda tem aquela pequena parcela da cidade, que toda vez leva os parentes para visitar a Vila Germânica. É neste local que acontece a Oktoberfest de Blumenau. 

Falar de Blumenau e não lembrar da Oktoberfest, é tipo falar do final de ano e não lembrar do Roberto Carlos que faz o Show da Virada da Rede Globo, vai gente de tudo quanto é canto do Brasil para entortar os canecos. Os paulistas são os campeões em marcar presença, seguidos dos paranaenses e depois os gaúchos, que vão para lá, só para cantar o hino do Estado. São quase vinte dias de festa, período que muita gente tira férias, só para passar esse tempo todo bebendo. 

Evite a ressaca, mantenha-se bebendo

Por ali também rola aquele famoso desfile da Quinze de novembro, que dura umas 2 horas e é cheio de carros alegóricos. Na verdade, é só mais uma desculpa para beber chopp. 

Final de semana em Blumenau é só mais um sinônimo, para a galera cheia da grana ir para Balneário Camboriú fazer festa. Assim como também de outras pessoas da cidade, irem curtir um bailão lá no Testo Salto, no ABC Lesque e no Água Verde. 

O restaurante Alemão Batata, principal ponte de Check-in, dos turistas que visitam Blumenau para comer a famosa batata recheada. Tem também o Madrugadão, que todo cidadão de Blumenau sabe que toda sexta-feira a cidade inteira se encontra lá.

Como alemão adora beber, na cidade tem tanta cerveja artesanal que até já desistiram da Lei Seca. 

No verão que os blumenauenses adoram mesmo, é pegar a BR 470 e passar 4 à 5 horas viajando num trecho de 45 minutos até o litoral, e essa gente gosta mesmo é de acampar na praia de Gravatá em Navegantes. Mas, se você for um turista e resolver ficar para Blumenau, não se assuste pela quantidade de capivaras passeando pela cidade, elas são tão educadas que atravessam a rua na faixa de pedestre.

Apesar de ser considerado Alemanha brasileira, em Blumenau, o sotaque predominante é aquele famoso sotoque cantadinho do litoral. E por falar em litoral, talvez muita gente não saiba, mas, existe uma prainha que, na verdade, é um parque que está sendo revitalizado.  
O orgulho de todo blumenauense é falar para todo turista, que a cidade da Dudalina, da Hering, da Altenburg, da Teka, da artex e da Carten. Mas, nenhuma dessas empresas é tão famosa quanto Romarinho das embaixadinhas da sinaleira que agora se candidatou a vereador. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Santa Maria Rio Grande Do Sul

Santa Maria – Como é a cidade e quais são os principais pontos turísticos

Próximo artigo
O que é o Orgasmo

O que é o orgasmo?

Artigos relacionados