Passo Fundo - Como é a cidade e quais são os principais pontos turísticos

Passo Fundo é um município brasileiro localizado no norte do Rio Grande do Sul. Conforme dados do IBGE em 2020, a população é de 204 722 habitantes.

É uma cidade de extrema importância para o norte gaúcho. Todos os anos, são realizados eventos nacionais e internacionais em Passo Fundo. Por esse motivo, há diversos turistas na região.

O clima da cidade é temperado – média de 17° C o ano todo.

Se você estiver indo visitar o norte gaúcho, não deixe de visitar Passo Fundo. Para tornar a sua viagem mais agradável, vamos falar sobre os principais pontos turísticos da cidade. Confira:

Museu Artes Visuais Ruth Schneider

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider foi inaugurado em 1996 com o objetivo de democratizar a cultura não somente para os cidadãos de passo fundo, mas para todos os brasileiros que estiverem passando pela cidade.

Há diversas obras gaúchas para observar no interior do museu.

Além das exposições, também ocorrem oficinas e visitas educativas que ajudam a mostrar a cultura do Rio Grande do Sul para os visitantes.

Parque da Gare

O parque da Gare é o maior parque de Passo Fundo. No ano de 2016, ele foi revitalizado, o que aumentou o número de visitantes.

É uma área de lazer muito importante não apenas para turistas, mas também para moradores. É muito comum ver pais passeando com seus filhos no local.

O parque conta com uma pista de skate, quadra de vôlei e um parquinho para crianças.

Mas o que realmente torna o Gare um local prestigiado por moradores, é o laguinho que fica no meio do parque.

Além de ser um ponto turístico, é possível ver uma escultura do artista Paulo Siqueira no meio do parque. A intenção dessa escultura é homenagear os ferroviários, já que o parque foi construído na antiga estação ferroviária da cidade.

É um local ideal para relaxar, fazer um piquenique e conhecer um pouco mais sobre rotina dos moradores locais.

Se você gosta de natureza e tranquilidade, o Parque da Gare é parada obrigatória em Passo Fundo.

Parque Roselândia

O parque Roselândia fica nas imediações do Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda(CTG).

É um local que diz muito sobre a cultura gaúcha, já que é palco de grandes eventos tradicionais no Rio Grande do Sul.

Assim como o parque da Gare, o Roselândia é um ótimo local para quem gosta de área verde e tranquilidade.

Catedral Nossa Senhora Da Conceição

Igrejas sempre podem ensinar sobre a cultura e tradição de um local. Com a Catedral Nossa Senhora da Conceição, não é diferente.

O local é um marco arquitetônico e templo de peregrinação. A igreja foi construída no ano de 1834, ou seja, são quase 200 anos de história!

Fica no centro de Passo Fundo. Apesar do agito que você encontra na região central, a catedral é um local de paz.

Mesmo se você não for uma pessoa religiosa, vale a pena visitar a catedral, que conta com lindos painéis no interior do edifício.

Praça Tamandaré

Se você é o tipo de turista que gosta de conhecer um pouco mais da rotina dos habilitantes locais, sabe o quanto vale a pena visitar praças no centro da cidade, não é mesmo?

Pois bem, se esse é o seu caso, dê uma passadinha na Praça Tamandaré. Como fica na região central, o acesso até o local é muito fácil.

Na praça, há um espaço para descanso e parquinho para crianças. Além disso, é ótimo para quem gosta de fazer caminhadas.

Praça do Teixeirinha

A praça do Teixeirinha é mais uma praça localizada no centro da cidade.

O local recebe esse nome pois homenageia o famoso cantor Victor Mateus Teixeira.

É um local de grande movimento, já que fica perto do comércio do centro da cidade.

Cervejaria Farrapos

A Farrapos é a cervejaria mais tradicional de Passo Fundo. Fica localizada no Complexo Turístico da Roselândia e foi inaugurada em 2011.

As cervejas produzidas no local são de altíssima qualidade.

Mesmo que você não seja um fã da bebida, vale a pena passar pelo local, já que fica em um ponto turístico e diz muito sobre a tradição do local.

Parque Ambiental

O parque ambiental foi inaugurado em 2016. Atualmente, é um local de preservação que abriga diversas espécies típicas da região, como o joão-de-barro e sábia.

É um local para quem gosta de natureza.

A grande vantagem desse parque, é que conta com uma ótima infraestrutura para melhor comodidade de turistas e moradores.

No norte gaúcho, Passo Fundo se destaca pela qualidade de vida e natureza!

Se você for visitar a cidade ou a região, não deixe de conhecer o centro da cidade e os parques das redondezas.

Como Passo Fundo é uma cidade de Porte Médio, há diversos restaurantes não apenas no centro, mas em outros pontos estratégicos do município.

As melhores acompanhantes Corumbá

As melhores acompanhantes Corumbá

A cidade mato-grossense Corumbá é a maior em extensão territorial de toda região do centro-oeste. O potencial turístico de seus vários pontos de visita&ccedi

Ler Mais
Como me tornar uma acompanhante?

Como me tornar uma acompanhante?

Essa é uma das perguntas que há muito tempo ficou sem respostas, mas, hoje não vamos dar fim a este mistério que é se tornar uma garota de programa de sucesso em to

Ler Mais
As melhores acompanhantes de luxo Santa Maria

As melhores acompanhantes de luxo Santa Maria

Nesse artigo iremos destacar as cinco melhores acompanhantes de luxo de Santa Maria encontradas no site fatalmodel.com, fikante.com e hotgirlsvip.com.br. Todas possuindo as suas peculiaridades e com

Ler Mais